educação infantil

O abrigo Jesus recebe, no programa de Educação Infantil, quase 200 crianças de 4 meses a 5 anos e 8 meses em horário integral, de 7:00 às 17:00 h, de segunda a sexta-feira.

As crianças são distribuídas em turmas de acordo com a faixa etária observando-se a razão adulto/criança estabelecida pelo Conselho Municipal de Educação. Participam de aulas especializadas de música, teatro, expressão corporal, educação física, capoeira, informática, orientação moral e ética, contação de história e de culinária na cozinha experimental, acompanhados pela educadora referência e por uma professora voluntária. Recebem 3 refeições diárias (café da manhã, almoço, e lanche), atendimento psicológico e odontológico.

O acompanhamento pedagógico e ambiental é realizado com utilização de ferramentas de gestão, que facilitam o diagnóstico de aprendizado dos alunos e assinalam as lacunas no alcance das capacidades e habilidades necessárias para cada faixa etária. Estas ferramentas possibilitam maior conhecimento e segurança da equipe para diagnosticar, estabelecer metas, planejar, executar e padronizar boas práticas 

A partir da análise da equipe pedagógica, são estabelecidas metas de desenvolvimento das crianças por faixa etária. As práticas pedagógicas e as avaliações do desenvolvimento das crianças são apresentadas para as famílias, pessoas da comunidade escolar, voluntários e parceiros, na Feira de Cultura e em reuniões periódicas.

O programa de Educação Infantil é realizado em parceria com a Secretária Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Período de realização: Anual, com carga horária mínima de 200 dias letivos de efetivo trabalho pedagógico. O trabalho se dá de acordo com a faixa etária da criança.

Endereço

Rua Costa Sena 959
Bairro Padre Eustáquio
Belo Horizonte (MG)